Omax Dental Studio

Cirurgia Ortognática

Harmonizando Sua Saúde e Estética Facial

A cirurgia ortognática promove uma melhora, de modo significativo, da qualidade de vida das pessoas portadoras de deformidades dentofaciais, melhorando a auto-estima, mastigação e fonação.

O que é a Cirurgia Ortognática?

A cirurgia ortognática é aquela que corrige o tamanho e a posição das arcadas dentárias através de cortes nos ossos, denominadas de osteotomias, com o objetivo de corrigir as discrepâncias relacionais maxilares e estabelecer o equilíbrio entre a face e o crânio.

A relação maxilo-mandibular corrigida pela cirurgia ortognática favorecerá a função mastigatória, a fonética, a respiração e a estética facial.

Quais os principais sinais e sintomas das deformidades dento-faciais?

Dificuldade mastigatória, insatisfação com a estética facial (queixo grande ou pequeno, sorriso gengival ou falta de exposição dos dentes no sorriso, entre outros), dor na articulação temporo-mandibular, sobrecarga mastigatória que pode levar a desgastes e fraturas de dentes, ronco e apneia do sono são todos indicativos da necessidade de cirurgia ortognática.

Quais os principais sinais e sintomas das deformidades dento-faciais?

Qual a sequência de tratamento?

Geralmente, depois do diagnóstico feito, o paciente passa por um tratamento ortodôntico que o prepara para a cirurgia. Esse tratamento pode ser com aparelho fixo e eventualmente com alinhadores. Uma vez atingidos os objetivos ortodônticos, que são determinados previamente com simulações de software especializado, a cirurgia pode ser realizada. Depois da recuperação, por volta de 5 a 6 semanas pós-operatórias, retoma-se o tratamento ortodôntico para finalização do caso.

Como é a cirurgia?

Realizada sob anestesia geral em ambiente hospitalar, permite alta no dia seguinte ao procedimento. Toda cirurgia é feita por acesso intra-bucal, evitando assim cicatrizes na face.  Antigamente o paciente necessitava ficar de boca amarrada durante 5 semanas, porém hoje isso não é mais necessário. O uso de material de fixação (placas e parafusos) permite ao paciente abrir a boca, facilitando alimentação e higiene bucal.

Quais os cuidados pós-operatórios?

A principal restrição é a mastigação, portanto o paciente deve se alimentar por líquidos durantes 10 dias, e depois disso estará liberado para uma dieta pastosa até a consolidação das osteotomias, que ocorre 5 semanas depois da cirurgia. Exercícios estão proibidos nessa fase, sendo depois liberadas atividades leves por mais 2 meses.

Como funciona a liberação junto ao seguro saúde?

Normalmente esses procedimentos são cobertos pelos seguros, e dependo do plano, podem ressarcir total ou parcialmente os honorários da equipe cirúrgica.

Como funciona a liberação junto ao seguro saúde?

Na OMAX STUDIO, estamos comprometidos em fornecer soluções odontológicas inovadoras que atendam às necessidades individuais de cada paciente. Se você está considerando saúde e bem estar ou deseja saber mais sobre nossos serviços, não hesite em marcar uma consulta.

Estamos aqui para ajudar a recuperar sua saúde e seu sorriso com segurança e conforto.

Voltar a home?

Dúvidas ou agendamentos?